Copyright © Palavra-poeta
Design by Dzignine
31 de outubro de 2012

Manifesto dos Sonhadores


Nós somos os sonhadores. É fácil nos reconhecer. Somos os artistas, os românticos incuráveis, as almas caridosas que ajudam o próximo. Tentamos fazer deste mundo um lugar melhor para se viver. Nós, os sonhadores, vivemos sentindo. Sentindo compaixão dos desfavorecidos, sentindo as inspirações para nossas obras, sentindo amor e amando. E, na maioria das vezes, sentindo como é difícil ser sonhador nesse mundo cruel. Nós não somos daqui, isso todos nós sabemos.

Nós temos nosso próprio mundo. O mundo dos livros, dos filmes, das músicas. Nós criamos nossos mundos, pintando, cantando, escrevendo. Sabemos que a nossa vida pode ser um conto de fadas. Dramatizamos, porque o real é muito sem graça. Fazemos amor sob a luz da Lua Cheia ou à luz de velas aromáticas, em uma cama com pétalas de rosa. Mandamos cartas de amor e trocamos pulseiras com nossos amigos, pois sabemos que pequenos detalhes constroem grandes histórias.

Ser sonhador é difícil, porque viver sentindo não é fácil. Podemos ser tachados de bobos, mas é que sabemos perdoar. E também gostamos de drama. Às vezes colocamos um Lobo Mal em nossas histórias só pra sermos salvos por um príncipe. Também gostamos de ajudar e às vezes ficamos com pena até de maus elementos. Não nos deixe voar, porém. As asas da imaginação podem nos levar para um lugar muito distante e pode ser que você não encontre outro sonhador que faça da sua vida uma linda história.

O mundo precisa de nós, sonhadores, pra ter um pouco mais de cor, música, palavras, solidariedade e amor. Mas, acima de tudo, o mundo precisa de sonhos. As pessoas precisam de sonhos e de sonhadores pra que a realidade não caia sobre nós, nua e crua, e nos esmague. Porque não há decepção maior para um sonhador do que perceber que a sua vida não é como um conto de fadas e que seu amor não é como o dos filmes. 
27 de outubro de 2012

Por que te amo?



Há sangue em nossos olhos,
Ódio
Por que eu te amo?
Dor que não preciso sentir
Por que eu te amo?

Há fogo nos meus olhos, apenas
Mas o seu olhar apenas me congela
Amor unilateral
Crises infinitas
Por que é que nunca se entrega
Por que eu te amo?

Pra que fingir e me enganar?
Seus olhos não me encaram
Seu corpo me rejeita
Mas sua alma me condena
Ódio bilateral
Eu te amei
Não me leve a mal.

Amor bandido
Você gosta disso?
Sem orgulho
Sem amor próprio
Ou você não me ama por isso?

Estranho
Dissidente
Meu amor é insistente
Caprichoso
Profano
Mas eu não sirvo mais
Então...
Por que te amo?


21 de outubro de 2012

Parabéns, minha princesa!

Quando é tempo de homenagear um amigo sempre bate a dúvida se devo escrever em prosa ou em versos. Mas, quando se é mais que um amigo, é óbvio que, mesmo escrevendo os dois, o nosso amor não vai conseguir ser devidamente expresso. E hoje é o aniversário de uma pessoa muito especial para mim! E eu gostaria de parabenizá-la por ser uma pessoa tão especial, cheia dos adjetivos e predicados. Essa pessoa é uma princesa, tanto na aparência quanto no interior. E o que mais me admira nessa garota é a sua humildade. Mesmo sendo uma das mais lindas que eu conheço, ela não fica se julgando melhor do que os outros. É até meio insegura, na verdade. E, por mim, eu repetiria todos os dias da minha vida: "Não se preocupe Thamila, você é a mais linda!". E, então, ela iria sorrir. Aquele sorriso lindo e aconchegante.

Ela também é libriana. Ah, sou suspeito para falar dessa espécie! Sempre tão lindas, tão charmosas, tão diplomáticas! E a Thamila é tudo isso e muito mais. Sempre linda e bem arrumada. Sempre disposta a ouvir a todos e a dar a sua opinião, devidamente pensada e equilibrada na balança. Mas, como toda libriana que se preze, ela é indecisa. Tudo tem que colocar na balança e pensar nos dois lados. E isso é o mais maravilhoso. Mesmo a pessoa tendo lhe magoado, ela não deixa de pensar no lado da pessoa. Coisa que eu, uma pessoa tão passional, às vezes me esqueço de fazer rs. Já que estamos falando de signos, falemos um pouco da nossa relação "astral". Canceriano valoriza as coisas que são construídas, coisas que "já têm tempo e história". E a nossa relação já tem tempo, história, já está devidamente construída. E eu gostaria de te agradecer por ser essa pessoa tão especial na minha vida. Uma pessoa que está sempre disposta a ouvir meus dramas, rir das minhas piadas e me confortar nos momentos ruins. Você pode ter certeza que é a melhor das melhores e tem um espaço enooooorme dentro do meu coração.

E, eu gostaria de fazê-la sorrir com estes singelos versos:

No fundo dos teus olhos se encontra a doçura
E em tua face se mostra a beleza mais pura
O teu coração não esconde a bondade,
Que transparece em seus gestos de fraternidade. 

A realeza não te faz soberba:
A humildade faz parte da tua natureza. 
Amar-te é o que fazem todos que te conhecem
E a tua amizade é coisa que ninguém esquece. 

Uma balança é o teu coração,
Consegue equilibrar liberdade, amor e paixão. 
E o teu ser é recipiente onde se guardam as melhores qualidades
Charme, diplomacia e fraternidade. 

 Hoje é o seu dia, 
Parabenizam todos aqueles que te amam, minha querida Thamila!
E, para isso, faz-se uma fila,
Pois o amor por ti compartilho com uma grande maioria. 

Nesses singelos versos rasgados
Encontra-se o meu desejo de um feliz aniversário
Que eu esteja contigo nos anos que ainda vem
E, mais uma vez, minha querida Thamila: meus parabéns!!



Observação: Hoje o blog está com uma cara mais fofa e feminina pra agradar a minha querida e amada Thamila. Meus parabéns, linda! Te desejo tudo de bom hoje e sempre!


18 de outubro de 2012

Bobagens


Pode? Não pode? Por que? É certo? É errado? Por que? Às vezes eu fico me perguntando. Essas acabam sendo questões filosóficas que permeiam a vida de todos aqueles que amam "diferente", que amam o "diferente". O nosso amor é posto à prova todos os dias, em praticamente todos os lugares. Nossos sentimentos são desconsiderados, por serem discordantes da moral e dos bons costumes. Isso pode? 

Discute-se muito sobre as causas da homossexualidade. As opiniões são divergentes. Enquanto alguns acreditam que ela é uma característica inata, outros creem que a homossexualidade é uma escolha. Esta última opinião é usada como justificativa para promover o preconceito contra os homossexuais, principalmente por religiosos mais radicais. Estes afirmam que o homossexual escolhe uma vida de "promiscuidade e desrespeito às Leis de Deus" e que, portanto, ele será condenado ao fogo do inferno. Afirmam, também, que a homossexualidade é passível de tratamento e pode ser "curada". Mas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou a homossexualidade da lista de doenças e proíbe que psicólogos e psiquiatras ofereçam tratamento para curar a homossexualidade. O sufixo "ismo" foi retirado da palavra, pois ele é usado para designar doença. E, diante disso, a gente fica se perguntando: até onde vai o limite da liberdade de expressão? As religiões, na sua liberdade de professar suas crenças, podem promover o ódio e o preconceito? 

Obviamente que não são apenas os homossexuais ou, pra usar um termo politicamente correto, LGBT's, que são condenados por amar. Várias escolhas são desconsideradas e/ou vistas com maus olhos. A garota branca que se apaixona pelo garoto negro, a mulher mais velha que se apaixona por um rapaz, pessoas de classes econômicas diferentes que resolvem iniciar um relacionamento. Não pode? Por que? Gostaria que me dessem bons argumentos. Gostaria de entender o que passa na mente dessas pessoas que só sabem julgar, pessoas que só acreditam no branco com branco, preto com preto, amarelo com amarelo, rico com rico, pobre com pobre. Seria interessante se conseguissem explicar o ódio que as pessoas sentem por tudo aquilo que difere do que é considerado como normal, como certo. Medo? Inveja? Aliás, o que é o certo? O que é o errado? 

Estas regras... Bullshit! Diria algum americano revoltado. Como se importássemos. Como se regras fossem barreiras reais, que poderiam realmente nos proibir de seguir o que o nosso coração não consegue julgar e condenar. O certo e o errado ainda são questões de opinião e, enquanto assim o for, não nos importaremos com as regras ditadas por uma sociedade hipócrita e lutaremos pelo nosso amor, o que fará do mundo um lugar melhor!






14 de outubro de 2012

Onde Está O Amor / Where Is The Love

O que está errado com o mundo mamãe?
As pessoas vivendo como se não tivessem mães
Acho que o mundo todo viciou-se no drama.
Apenas atraído a coisas que trazem trauma.

No exterior, sim, a gente tenta parar com o terrorismo
Mas ainda temos terroristas vivendo aqui.
Nos EUA, a grande CIA.
Os Bloods os Crips e os KKK

Mas se você só tem amor pela sua própria raça.
Então só sobra espaço para discriminar.
E discriminar só gera ódio.
E quando você odeia, então, você tende a ficar irado, yeah

Maldade é o que você demonstra.
E é exatamente assim que a raiva funciona e opera.
Cara, você tem que ter amor para endireitar-se.
Tome controle da sua mente, e medite
Deixe sua alma levitar para o amor.

Pessoas matando, pessoas morrendo.
Crianças feridas e você escuta elas chorando.
Você consegue praticar o que você prega
E dar a outra face?

Senhor, Senhor, Senhor nos ajude.
Envie-nos algum guia daí de cima
Por que as pessoas andam me questionando.
Onde está o amor? (amor)

Onde está o amor? (O Amor)
Onde está o amor? (O Amor)
Onde está o amor, o Amor, o Amor?
Simplesmente não é a mesma coisa,
Sempre tem mudança
Os novos dias são estranhos,
Estará o mundo insano?

Se o amor e paz são tão fortes
Porque há peças do amor que não se encaixam?
Países jogando bombas.
Gases químicos enchendo os pulmões de crianças pequenas
Com sofrimento contínuo enquanto a juventude morre cedo
Então pergunte a si mesmo,
O amor realmente se foi?
Então eu poderei perguntar pra mim mesmo,
O que realmente está acontecendo de errado?

Nesse mundo que vivemos
Pessoas vivem reprimindo o altruísmo
Tomando decisões erradas,
Apenas visando seus lucros

Não respeitando o próximo, negando seu irmão
A guerra está acontecendo, mas as razões são secretas
A verdade é mantida em segredo, varrida pra debaixo do tapete
Se voce não conhece a verdade, então você não conhece o amor

Onde está o amor? Todos vocês, vamos lá!
(eu não sei)
Onde está a verdade? Todos vocês, vamos lá
(eu não sei)
Onde está o amor? Todos vocês

Pessoas matando, pessoas morrendo.
Crianças feridas e você escuta elas chorando.
Você consegue praticar o que você prega?
E dar a outra face?

Senhor, Senhor, Senhor nos ajude.
Envie alguma luz dos céus.
Por que as pessoas andam me perguntando.
Onde está o amor? (Amor)

Onde está o amor? (O Amor)
Onde está o amor? (O Amor)
Onde está o amor?
O Amor, O Amor
 Eu sinto o peso do mundo nos meus ombros.
Enquanto envelheço, todos vocês, pessoas ficam mais frias.
A maioria de nós só se preocupa em ganhar dinheiro.
O egoísmo está nos guiando para a direção errada.
Informações erradas sempre mostradas pela mídia.
Imagens negativas são o critério principal.
Infectando as mentes jovens mais rápido do que bactéria.
As crianças querem agir como elas veem no cinema.
E aí, o que seja que tenha acontecido com os valores de humanidade
O que seja que tenha acontecido com a justiça na igualdade
Ao invés de espalharmos amor estamos espalhando desânimo
A falta da compreensão, conduzindo vidas afastadas da união
Esta é a razão pela qual as vezes me sinto pra baixo
Esta é a razão pela qual as vezes me sinto desanimado
Não é de se admirar porque as vezes me sinto pra baixo
Tenho que manter minha esperança viva até que o amor seja encontrado

Então pergunte a si mesmo...

Onde está o amor?
Onde está o amor?
Onde está o amor?
Onde está o amor?

Senhor, Senhor, Senhor nos ajude.
Envie alguma luz dos céus.
Por que as pessoas andam me perguntando.
Onde está o amor?



 




12 de outubro de 2012

inJUSTIÇA ?


Eu quero
Eu vou falar
Doa a quem doer
Não me importo em machucar.
Tenho o direito de me manifestar.

Eu falo, machuco e não me arrependo
Se discordar eu te agrido
Não aceito contra-argumento.

Tenho e defendo uma opinião
Porém não aceito intromissão
Não aceito discordância
Tenho o direito de me manifestar
E a ira me dá o direito de te machucar
Se você discordar,
Contra-argumentar,
Não aceitar.

Eu tenho o direito de me manifestar
Quem mandou discordar?
Quem mandou responder?
Quem mandou falar?
Até o fim vou defender a minha opinião,
Com garras e unhas,
Se for preciso com armas.
É óbvio que isso se justifica
Quem mandou comprar briga?

Falta de educação é discordar
Pois eu tenho o direito a me manifestar!


5 de outubro de 2012

Rebeldia


Faço do que escrevo
Uma construção do meu sustento
E da minha identidade.
Permita-me um pouco menos de racionalidade
E deixe-me ser quem eu sou.

Faço da minha subjetividade
A minha essência.
Sei que sou da Geração Escada,
Sei também que sou da Geração Concorrente.
Mas eu não quero subir em nada,
Não quero provar ser melhor que ninguém.
Somos humanos ou máquinas?

Não serei objeto descartável,
De utilidade viável (ou inviável),
Prazo de validade
E garantia de qualidade.
Não, faço de mim uma constante bipolar
Nem a mim sei agradar.

Não serei preso a um destino pré-destinado,
O sistema não me fará de escravo.
Faço da poesia o meu trabalho,
Da humanidade o meu objetivo
E do mundo o meu suplício.

Fizeram de mim um ser humano
E o mundo tenta fazer de mim uma máquina.
Tentativa frustrada!
Faço manifesto com minha poesia,
Construo uma identidade de rebeldia
E não me entrego...