Copyright © Palavra-poeta
Design by Dzignine
10 de agosto de 2012

Pra que tanto ódio?

Ateus não acreditam em Deus. Cristãos acreditam em Deus e que Jesus Cristo é seu filho. Agnósticos acreditam em Deus mas não praticam nenhuma religião. E as outras religiões e definições de religiosidade ou não-religiosidade são inúmeras. Religião, assim como futebol e política e, ultimamente, orientação (ou como muitos adoram colocar: "opção sexual") são assuntos polêmicos. Ateus ficam indignados diante de atos cometidos por religiosos que os mesmos justificam pela Bíblia. Os mais radicais têm ódio de pessoas que insistem em acreditar em uma força maior, "coisa de idiotas e atrasados". Muitos religiosos ficam indignados com o ateísmo. Os mais radicais afirmam que são "adeptos de Satã". Não só os ateus que sofrem preconceito dos religiosos. Os agnósticos são tidos como ateus, ou como alguns adoram dizer, "a toa", porque não vão à Igreja.

O ateísmo está "na moda". Talvez seja um resultado da religiosidade em excesso. As pessoas não aguentam mais ver pessoas matando outras por estas desrespeitarem preceitos religiosos ultrapassados. Não aguentam mais maridos se achando donos de suas esposas e nem pessoas que consideram homossexuais uma doença apenas porque "a Bíblia diz que são pecadores". Todos estão saturados. Talvez isso justifique o aumento de pessoas ateístas ou agnósticas, que não seguem nem praticam nenhuma religião. O mundo está em constante evolução e as pessoas deveriam perceber que certas ideias de séculos atrás deveriam ser deixadas para trás. Claro que nem todos religiosos e/ou cristãos concordam com isso...

Eu poderia me rotular como agnóstico. Eu não pratico e nem sigo nenhuma religião. Sim, já fui radical em condenar cristãos que pregavam o ódio e justificam pelas "palavras de Deus". Eu já entrei na onda de justificar as mesmas atitudes com a maior lei que Jesus pregou: a lei do amor. Mas quem está sendo consumido pelo ódio e pela perseguição não consegue amar. Lidar com a diferença não é fácil. Ser diferente também não. Ateus e agnósticos sabem do que estou falando. Apesar do número de pessoas que se identificam como tal estar crescendo, o número de religiosos ainda é grande. E ateus e agnósticos não são vistos com bons olhos. Mas, vale usar a velha regra de comportamento: você não precisa aceitar, desde que respeite.

O ódio é grande. E eu fico me perguntando: pra que tanto ódio? Cada um deve seguir sua vida em paz, com sua crença ou não-crença. Ficar atacando uma pessoa porque ela acredita ou não acredita em Deus é uma atitude desnecessária. Ateus, que adoram se classificar como seres racionais, deveriam perceber a armadilha na qual estão caindo. Percebendo a nossa pequenez diante da imensidão do Universo ou diante da imensidão de Deus não podemos deixar de nos focar aqui na Terra também. Em nós, seres humanos, que estamos cada vez mais perdendo os limites, o respeito, o amor. Cada um tem sua vida e cada um pode viver a sua vida como queira, com sua própria religião, sua própria sexualidade, seus próprios ideais. Mas será que é necessário tanto ódio para com aquilo que difere do que nós escolhemos viver?





0 comentários:

Postar um comentário