Copyright © Palavra-poeta
Design by Dzignine
9 de janeiro de 2012

Qual área seguir?

Olá galera!



Como o prometido hoje estou aqui para compartilhar algumas informações sobre a busca de um curso superior com vocês. E hoje vou falar sobre a divisão em áreas desses cursos.

Com certeza vocês já devem ter ouvido falar ou mesmo ter lido sobre essas três áreas durante essa busca: Exatas, Humanas e Biológicas. A afinidade com determinada área pode ser um fator que facilita na escolha de determinado curso. Na escola quase sempre temos uma(s) matéria(s) que é de nossa preferência e/ou nos dedicamos mais. Através dessa(s) matéria(s) podemos dar ênfase à determinada área.


As ciências Exatas são ciências que se baseiam no cálculo e no raciocínio lógico para se chegar a resultados que possam ser comprovados através desses mesmos métodos. Afinidades em Matemática, Física e Química podem indicar interesse em cursos nessa área, dos quais pode-se citar: Administração, Ciências Econômicas, Estatística, Matemática, Química e outros.

As ciências Humanas, como o próprio nome diz, dedicam-se a estudar mais profundamente o ser humano, sua relação com o meio ambiente, sua história, sua cultura. Interesse em matérias como História, Geografia, Português, Filosofia e Sociologia podem indicar interesse em algum curso dessa área, tais como: Direito, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras, Relações Internacionais e outros. Existem cursos que, apesar de também dedicarem-se ao ser humano de uma forma geral, costumam ser classificados como uma subárea, digamos assim. É a área da Comunicação, que inclui cursos bastante concorridos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e outros. O interesse por Português, Redação e Informática pode indicar talento e/ou interesse por esses cursos.

As ciências Biológicas estudam as diferentes formas de vida, assim como o objeto das Ciências Humanas é o ser humano. Grande interesse e/ou talento em Biologia é um forte indicador de que essa área é a certa para você. Dentre os cursos podemos citar Biologia, Botânica, Ecologia, Fisiologia, Microbiologia, Zoologia.

Já vi em sites, como, por exemplo, no Guia do Estudante, as Engenharias como uma área separada.

Segundo a Wikipédia:  "engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiaisestruturasmáquinasaparelhossistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo."
Por ser uma área mais abrangente existem várias matérias que podem indicar interesse em Engenharia. A Engenharia Civil, uma das mais conhecidas, envolve bastante cálculo o que indica que o interesse em Matemática pode indicar um futuro engenheiro civil. A Engenharia Ambiental, a profissão do futuro, alterna cálculos com os estudos biológicos. Digamos que seja uma mistura de Exatas com Biológicas. Interesse em Matemática, Física, Química e também Biologia pode indicar interesse nesse curso.

Estão aí as principais áreas e as matérias que podem indicar um interesse em alguma delas. Porém, vale lembrar, que é sempre bom dar uma olhada nas profissões mais detalhada nas profissões para quebrar esteriótipos. A matéria de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, é classificada como na área de Exatas, o que poderia significar que deve haver interesse em Matemática. Porém, como pode ser lido nessa reportagem, não é preciso ter tanta afinidade assim em ciências Exatas. Quem quiser dar uma conferida na descrição das mais variadas profissões eu recomendo o site Guia do Estudante. É só acessar esse link que já cai direto no menu de profissões: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/

0 comentários:

Postar um comentário