Copyright © Palavra-poeta
Design by Dzignine
5 de dezembro de 2011

Câncer, o Caranguejo


Uma garrafa plástica velha, um velho amante, uma casa velha, uma velha crença, qualquer coisa é motivo para o canceriano se apegar. Uma de suas necessidades mais fortes é segurança e segurança geralmente significa se agarrar ao passado. É uma motivação emocional e não prática. Por trás da tendência tenaz do caranguejo de não abrir mão de nada, está um dos signos mais sensíveis e vulneráveis do zodíaco. Regida pela Lua, sua natureza aparentemente sólida e conservadora é perpetuamente inundada por uma maré cíclica de humores, desejos, sentimentos, fantasias, sonhos, medos e intuições.
Conservadores. Sim, vocês cancerianos sabem tudo sobre conservação. Cuidarão com cuidado e protegerão aqueles sentimentos e imaginações criativas detrás de um muro fortificado com uma multiplicidade de contas bancárias, ações, apólices de seguros, fotografias antigas, tradições familiares, amizades de infância e, às vezes, uma atitude hiper-racional que parecerá rejeitar tudo o que pertence ao lado invisível da vida.
Cancerianos são místicos de armário, com poesia em suas almas e a luz de horizontes distantes e difusos em seus olhos. Realmente, pode ser que muitas pessoas não o conheçam, e talvez mesmo você não se conheça a si mesmo. Exceto talvez quando a Lua muda de fase e aqueles sonhos e imaginações secretos despontam com os movimentos das marés.
Seu signo é tradicionalmente aquele da família. Isso não significa que todo canceriano quer, ou deve ter, uma família, no sentido convencional. No entanto, uma sensação de continuidade do passado é terrivelmente importante para você. Com as raízes firmes no chão, você pode se fartar com seu espírito errante, pois tem algo que o faz voltar. E os caranguejos nunca se movem diretamente na direção daquilo que querem. Eles circunfluem. "O que, eu? Interessado nisso? Não fale bobagens." Mas quando agarra o prêmio e as pinças se fecham, você não o deixa fugir.
Você não gosta de analisar motivos, especialmente os seus. Intuitivamente, você evita uma possível rejeição e humilhação - aí está a razão daquela frieza, tão freqüentemente mal interpretada, que você apresenta nas situações quando se sente vulnerável. Mas você não é frio, só intensamente autoprotetor.
Já disseram que cancerianos são manipuladores. Isso é uma grande verdade. Você geralmente obtém o que quer de forma quieta e diplomática e, na metade das vezes as pessoas nem se dão conta que você queria aquilo. Talvez algumas vezes nem você mesmo saiba, até que tenha chegado lá.
A respeito de Câncer também já foi dito que a mão direita não sabe o que a esquerda está fazendo. É claro que, lá no fundo, você sabe: as coisas são mais fáceis sob a tênue luz da Lua que quando expostas à luz do Sol de meio-dia, diante da vista de todos.
Câncer é um signo de água, com um dom para trabalhar as sutilezas dos sentimentos. Sim, você sabe como usar a manipulação - dicas, indiretas, maneiras sutis de induzir a culpa - manter seus amados ao seu lado. O lado negativo disso é uma propensão para utilizar-se de chantagem emocional. Mas o lado positivo é uma capacidade maravilhosa de guiar e alimentar, sem invadir. E, até mesmo por trás de suas manobras emocionais mais sutis, existe uma necessidade poderosa de se tornar necessário.
Sua sensibilidade, suavidade, esperteza e delicadeza podem ser belamente expressadas, não somente nas profissões onde é necessário cuidar, mas também nos negócios, na vida familiar, ou nas obras de arte. Embora você precise das pessoas e precise ser necessário a elas, também precisa retroceder à sua solidão, de tempos em tempos. São aquelas fases lunares outra vez. Às vezes você simplesmente tem que se retrair para refrescar o espírito e comungar com aquela profundidade imaginativa sem fronteiras. Mas você também precisa de muita proximidade e de estímulo moral: quando quer estar próximo a alguém, um ambiente frio pode ser quase que fisicamente doloroso para você.
Sua personalidade é complexa. Você é instintivamente secreto, embora seja também sempre compassivo e responda à tristeza dos outros. Você é capaz de ser rabugento e irritável quando está com aquele humor, embora também seja capaz de transbordar de calor e de uma alegria simplesmente selvagem e descontrolada. Às vezes cancerianos têm de esperar muito tempo até que seu verdadeiro potencial criativo seja desenvolvido. E, no entanto, vale a pena esperar pela colheita e trabalhar pelos frutos de sua criatividade.

O Parceiro Canceriano

Para o verdadeiro canceriano, o amor tem muito que ver com segurança. Tem também com afeição, gentileza e simpatia e, se o momento for certo, paixão intensa. Mas mais que nada, o amor tem muito que ver com Mãe. Se Câncer se envolve de verdade, então mamãe entra em cena - espera-se, em um sentido psicológico e não literal. Ás vezes os cancerianos precisam muito de ter uma mãe por perto. Da mesma forma, eles poderão bancar a mãe. Demonstre sua dor, sua fraqueza e vulnerabilidade, e ganhará o coração canceriano. Demonstre muita força e independência e as coisas poderão não funcionar muito bem.
Cancerianos são pessoas emotivas. No entanto, não espere conversar sobre tudo. Se estiver envolvido com uma pessoa do signo de Câncer, é uma boa idéia aprender a ler sinais e interpretar humores. Uma rabugice sombria significa que ele está se sentindo rejeitado. Confusão significa que ele está se sentindo pouco apreciado. Uma explosão incrível de humor desvairado significa que ele está se sentindo feliz e contente. Mas se você tentar confrontar o assunto, o caranguejo escapará de você: "Foi só passageiro".
Se você for um tipo bem verbal que precisa de tudo descrito claramente, em frases lógicas, desenvolva sua intuição, ou escolha um outro signo. O canceriano, quando quer, é capaz de falar mais que qualquer um. Quando está com um outro tipo de humor, é provável que você ganhe um silêncio de pedra e um ambiente tão denso que poderá cortar o ar com uma faca.
Esse é um signo mutável e cancerianos são conhecidos por manter a base caseira a salvo, enquanto colecionam aventuras pelo caminho. No entanto, no final, as prioridades são claras: qualquer coisa que ameace a segurança de uma relação importante simplesmente não irá vingar.
O divórcio é uma experiência horrível para cancerianos. Nenhuma separação é fácil para Câncer, mesmo que o relacionamento esteja tão extinto quanto um dinossauro e ambos saibam disso. Mais uma vez, aprenda a ler os sinais. Retração gradual e desinteresse sexual - duram e não são apenas um humor passageiro - muitas vezes, a maneira de Câncer dizer: "Me tire daqui"! Mas o canceriano raramente é aquele que toma a decisão de abandonar uma relação infeliz. O confronto emocional é muito aterrorizador. Eles preferem tornar-se mais chatos lenta e progressivamente, sem que eles mesmos percebam, até que tome a iniciativa de romper. Mas é preciso muito para que um canceriano chegue a esse ponto: passar por cima de seus sonhos e sentimentos constantemente, ser insensível ou frio, ou, na pior das hipóteses, traí-lo.
Lembre-se que cancerianos nunca têm corações sobressalentes à disposição. Aquela casca dura que eles demonstram está ali para a autoproteção e não por opção. Mesmo um companheiro pela vida toda poderá nunca chegar a ver o caranguejo em posição verdadeiramente vulnerável. E, mesmo depois de alguém ter vivido por décadas com uma pessoa de Câncer, pode ser que ainda não conheça a profundidade de sentimento que ele tem por você. Às vezes nem ele mesmo sabe. Um nativo de Câncer que ama profundamente pode ser moído em pedacinhos se a confiança for maculada. E ele tem uma memória muito, muito longa. Pode ser que ele não o deixe, mas nunca - mesmo - esquecer.
Esse é um signo fácil de amar pela suavidade, sensibilidade, imaginação, sutileza, e coragem delicada. O canceriano possui uma capacidade verdadeiramente mágica de curar seus medos, sua dor, insegurança e solidão. Ele é protetor e delicado e é capaz de fazer você se sentir muito seguro e muito, muito amado. E, no entanto, é mais difícil tolerar os humores, os jogos emocionais e o egocentrismo inato da criança sempre presente nesse signo complexo.
O parceiro canceriano também possui a capacidade de enfurecer e confundir, desnortear e irritar, enraivecer e exasperar até mesmo a pessoa mais equilibrada. Se está procurando consistência e uma personalidade permanentemente fácil em um parceiro, procure em outro lugar. Qualquer que seja o papel de seu canceriano - ou mãe protetora, ou ambos - necessidade de proximidade está sempre lá no fundo, mesmo em meio a um mau humor ou um período de retração emocional.
Se você é uma pessoa friamente auto-suficiente e acha embaraçoso enfrentar demonstrações sentimentais (suas ou de seu parceiro) é melhor escolher outro signo. Mas se você tem um coração cálido e aprecia a verdadeira intimidade, acertou em cheio. O maior dom de Câncer é uma profunda compreensão instintiva da natureza e do sofrimento humano. E não há ser humano sobre a face da terra que não precise de um pouco dela.



Textos de Liz Greene, retirados do site Astro.com, da seção Astrologia Para Amantes

0 comentários:

Postar um comentário