Copyright © Palavra-poeta
Design by Dzignine
24 de dezembro de 2011

Postagem dos signos - Aquário



O penúltimo signo do Zodíaco, representado pela figura do Aguadeiro, é o revolucionário Aquário. “Aquário é um signo complexo, com dois regentes planetários, Saturno e Urano; mas seus regentes, diferentemente dos de Escorpião, têm pouco em comum. Na realidade, são inimigos no mito grego, como já vimos, e a luta entre eles parece retratar uma dualidade ou ambiguidade inerente a Aquário. Já vimos bastante coisa sobre Crono-Saturno (ler Capricórnio); existe pouco material mítico sobre o deus do céu Urano, a não ser o destino que ele sofre nas mãos do filho. Na verdade, a única passagem de relevo que temos sobre essa divindade antiga e indistinta é que ele sentiu repulsa pelos filhos que gerou em sua mãe-esposa-irmã Gaia, os titãs terrenos e os grotescos gigantes de cem mãos, e aprisionou a prole toda no Tártaro, nas entranhas do inferno, para que ela não ofendesse seu senso estético. Isso já nos diz bastante sobre Aquário – na verdade, mais do que a escassez de material poderia sugerir. Tenho visto com tanta freqüência esse processo de repressão do terreno e animalesco em aquarianos, que parece ser uma necessidade fundamental do signo. A ofensa que o rude e o ctônico provocam em Aquário talvez seja responsável por seus incessantes esforços para reformar e redimir a humanidade, e por seu quase feroz instinto civilizador, eternamente preocupado com os aspectos mais vis da personalidade humana, como um cachorro com seu osso”.

O titã Prometeu também traz bastante dos aspectos inerentes à Aquário. “Prometeu é o grande trabalhador social cósmico, que, ao roubar de Zeus o fogo para dá-lo ao homem, incorpora um espírito que não se contenta com a vida meramente instintiva, mas precisa se tornar cada vez melhor e mais esclarecido”. É um ser humano bastante preocupado com a humanidade em geral e ensina-lhe várias ciências e práticas. “Creio que esse benéfico impulso de boa vontade com relação à humanidade é um dos temas dominantes em Aquário, sem dúvida identificado na maior parte das descrições do signo”.

Mas Aquário também tem seu lado sombra. “Creio que Aquário, com seu bem conhecido impulso em direção ao desenvolvimento dos aspectos civilizados e conscientes do homem, tem também dentro de si um aspecto antiético igualmente poderoso, que forma o drama de seu padrão mítico. [...] Tenho visto, ao lado do autêntico altruísmo de Aquário, uma profunda dúvida sobre si mesmo; poucas vezes encontrei pessoas mais dadas à autopunição e a autodenegrição do que os aquarianos que conseguem expressar um pouco do espírito prometéico e que fazem uma contribuição, por pequena que seja, à evolução individual ou coletiva. Na astrologia tradicional, o Sol está em “detrimento” no signo de Aquário, e diz-se que isso indica que o princípio da auto-expressão e da autoconfiança é prejudicado pela preocupação, constante nesse signo, com o poder e o ponto de vista do grupo. Aquário muitas vezes se atormenta pelo pavor de ser “egoísta”; de todos os signos, é o mais pontilhado de “deves” e “é preciso”. O mito sugere uma base mais profunda para esse medo do autopreenchimento. Implica o problema do senso do pecado, que acompanha qualquer esforço verdadeiro de desenvolvimento”.

Mas, geralmente, o esforço para o desenvolvimento vem com a solidão. “Não é preciso dizer que o isolamento de seus semelhantes é um dilema profundamente doloroso para o aquariano de mente social. [...] Todos os campos de atividade tradicionalmente aquarianos – ciência, invenção, assistência social, psicologia, até astrologia – são mesclados pela solidão, que é o preço pago por ofender Zeus. Ela forma o ímpeto-sombra secreto por trás da pessoa que “precisa” ajudar os outros, pois é através dessas relações de auxílio que se pode aliviar uma pequena parte da intensa falta de compreensão”.

Para quem não conhece o mito de Prometeu vale a pena dar uma olhada http://pt.wikipedia.org/wiki/Prometeu. Confiram, também, o mito que originou a constelação de Aquário http://portodoceu.terra.com.br/artesimbolismo/mitos-11.asp. “Como nem todos os aquarianos são homossexuais, inclino-me a tomar simbolicamente e não literalmente, essa encantadora história dos deuses gregos gays. Graves associa o mito ao repúdio do feminino e à redução do seu poder. Esse tema certamente se refere à Aquário. Esse signo tem visível horror inerente a tudo que é vil e biológico – já vimos isso na história em que Urano rejeita seus filhos titãs – e tem também um profundo medo do irracional. A imagem da homossexualidade no mito poderia, entre outras coisas, sugerir um mundo exclusivamente masculino, um lugar onde as mulheres e o plano instintivo da vida não podem entrar – uma união sem prole, a não ser os produtos da mente e do espírito. Isso se aplica também às mulheres que aos homens de Aquário, pois elas, frequentemente, se sentem mais à vontade em companhia masculina e com os ideais masculinos”.

Concluindo: “Zeus e Ganimedes, juntos, rejeitam Hera, a amante. Quando o rei dos deuses toma uma concubina, Hera pelo menos pode competir. Com Ganimedes, ela não pode nem chegar perto. Acho que esse é um padrão aquariano, embora em geral ocorra em outras esferas que não a sexual. Esse signo, com toda certeza, é um campeão da luz e do espírito, e a única divindade feminina com a qual Prometeu tinha qualquer espécie de ligação era Atena (a deusa da Sabedoria), ela mesmo não tendo exatamente uma união amiga da Grande Mãe, já que era a filha virgem de um pai. Assim o mundo prometéico é um mundo masculino, onde se formam as imagens do drama da luta pela evolução e suas inevitáveis repercussões”. 

0 comentários:

Postar um comentário